Internet

Como remover um vírus do Windows

Autor: Peter Berry
Data De Criação: 12 Julho 2021
Data De Atualização: 10 Poderia 2024
Anonim
✔️ SOLVED: An unknown error occurred (NVIDIA driver).
Vídeo: ✔️ SOLVED: An unknown error occurred (NVIDIA driver).

Contente

O seu computador está doente? Experimente estes remédios caseiros

Uma infecção por malware causa uma variedade de sintomas ou nenhum. As ameaças mais graves (como ladrões de senhas e trojans de roubo de dados) raramente resultam em sinais de infecção. Com outros tipos de malware, como scareware, seu sistema pode ficar mais lento ou você pode não conseguir acessar determinados utilitários, como o Gerenciador de Tarefas.

Quando o seu computador for infectado, tente algumas soluções faça você mesmo. Desenvolvemos uma lista de suas opções, começando pelas mais fáceis e trabalhando até as mais avançadas.

Alguns dos métodos mais avançados podem exigir a ajuda de um amigo profissional ou especialista em tecnologia. Além disso, não existe um processo passo a passo para corrigir vírus. Das milhares de variantes disponíveis, cada uma delas precisa de um procedimento de resolução específico.

Execute o software antivírus

Se o seu computador Windows estiver infectado por um vírus, sua primeira etapa é atualizar o software antivírus e executar uma verificação completa do sistema.


Feche todos os programas antes de executar a verificação.

O processo pode demorar várias horas; portanto, execute esta tarefa quando não precisar usar o computador por um tempo (se o computador estiver infectado, você não deve usá-lo).

Se o software antivírus encontrar malware, ele executará uma das três ações: limpar, colocar em quarentena ou excluir. Se, após executar a verificação, o malware for removido, mas você estiver recebendo erros do sistema ou uma tela azul da morte, pode ser necessário restaurar os arquivos do sistema ausentes.

Inicialize no modo de segurança

O Modo de Segurança impede o carregamento de aplicativos, para que você possa interagir com o sistema operacional em um ambiente controlado. Nem todos os softwares antivírus são compatíveis, mas tente inicializar no modo de segurança e executar uma verificação antivírus a partir daí.

Se o Modo de segurança não inicializar ou o software antivírus não for executado no Modo de segurança, inicialize o computador normalmente e pressione e segure o botão Mudança quando o Windows começa a carregar. Esse pressionamento de tecla impede o carregamento de todos os aplicativos (incluindo alguns malwares) quando o Windows é iniciado.


Se os aplicativos (ou o malware) ainda carregarem, a configuração de substituição de Shift pode ter sido alterada pelo malware. Para contornar isso, desative a substituição da tecla Shift.

Tentativa de localizar e remover manualmente o malware

O malware pode desativar o software antivírus, impedindo a remoção da infecção. Nesse caso, remova manualmente o vírus do seu sistema.

Tentar remover manualmente um vírus requer um certo nível de habilidade e conhecimento do Windows.

No mínimo, você precisa saber como:

  • Use o registro do sistema
  • Navegue usando variáveis ​​de ambiente
  • Procurar pastas e localizar arquivos
  • Localizar pontos de entrada do AutoStart
  • Obter um hash (MD5 / SHA1 / CRC) de um arquivo
  • Acesse o Gerenciador de tarefas do Windows
  • Inicialize no modo de segurança

Além disso, verifique se a visualização da extensão do arquivo está ativada (por padrão, não é, portanto, essa é uma etapa extremamente importante) e se a execução automática está desativada.


Você também pode tentar fechar os processos de malware usando o Gerenciador de tarefas. Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse no processo que deseja parar e escolha Finalizar tarefa.

Se você não conseguir localizar os processos em execução usando o Gerenciador de Tarefas, inspecione os pontos de entrada comuns do AutoStart para descobrir de onde o malware está sendo carregado. Observe, no entanto, que o malware pode ser ativado por rootkit e oculto à vista.

Se você não conseguir localizar os processos em execução usando o Gerenciador de Tarefas ou inspecionando os pontos de entrada do AutoStart, execute um scanner de rootkit para identificar os arquivos ou processos envolvidos. O malware também pode impedir o acesso às opções de pasta, tornando impossível alterar as opções para exibir arquivos ocultos ou extensões de arquivo. Nesse caso, reative a exibição da opção de pasta.

Se você localizar os arquivos suspeitos, obtenha o hash MD5 ou SHA1 para os arquivos e faça uma pesquisa para obter detalhes sobre eles usando o hash. Este método é usado para determinar se os arquivos suspeitos são ou não maliciosos. Você também pode enviar os arquivos para um scanner online para diagnóstico.

Depois de identificar os arquivos maliciosos, a próxima etapa é excluí-los. Essa ação pode ser complicada, pois o malware geralmente emprega vários arquivos que monitoram e impedem a exclusão de arquivos maliciosos. Se você não conseguir excluir um arquivo mal-intencionado, cancele o registro da dll associada a ele ou pare o processo do winlogon e exclua-o novamente.

Crie um CD de inicialização inicializável

Se você não conseguir executar as etapas acima, crie um CD de resgate que forneça acesso inativo à unidade infectada. As opções incluem BartPE (Windows XP), VistaPE (Windows Vista) e WindowsPE (Windows 7).

No Windows 10 ou Windows 8 / 8.1, use a ferramenta Restauração do sistema em vez de um CD de resgate.

Depois de inicializar no CD de resgate, inspecione os pontos de entrada comuns do AutoStart para encontrar o local de onde o malware é carregado. Navegue até os locais fornecidos nesses pontos de entrada do AutoStart e exclua os arquivos maliciosos. (Se você não tiver certeza, obtenha o hash MD5 ou SHA1 e faça uma pesquisa online para investigar os arquivos usando esse hash.)

Como último recurso, reformate e reinstale

A opção final, mas geralmente a melhor, é reformatar o disco rígido do computador infectado e reinstalar o sistema operacional e todos os programas. Este método garante a recuperação mais segura possível da infecção.

Altere suas senhas de login para o computador e quaisquer sites online confidenciais (incluindo bancos, redes sociais e email) depois de concluir a restauração do sistema.

Embora seja geralmente seguro restaurar arquivos de dados - ou seja, arquivos criados por você - primeiro verifique se eles também não estão infectando. Se seus arquivos de backup estiverem armazenados em uma unidade USB, não os conecte novamente ao computador recém-restaurado até que você desabilite a execução automática. Se o fizer, a chance de reinfecção através de um worm de execução automática é alta.

Após desativar a execução automática, conecte sua unidade de backup e verifique-a usando alguns scanners online diferentes. Se você receber um atestado de integridade de dois ou mais scanners on-line, poderá se sentir seguro movendo esses arquivos de volta para o PC restaurado.

Popular No Portal

Nós Recomendamos

Como conectar uma câmera a um computador
Vida

Como conectar uma câmera a um computador

Quando você compra uma nova câmera digital, é importante eguir o procedimento de configuração inicial correto. Na maioria do modelo de apontar e diparar, não é muit...
iCloud: Como fazer backup e restaurar seu iPad
Tehnologies

iCloud: Como fazer backup e restaurar seu iPad

e você optar por fazer o backup do eu iPad no iCloud ao configurá-lo pela primeira vez, eu backup regulare erão armazenado no iCloud. No entanto, e você optar por pular ea etapa, ...