Internet

O que é DRM?

Autor: Peter Berry
Data De Criação: 19 Julho 2021
Data De Atualização: 1 Poderia 2024
Anonim
MLOL | Scaricare libri gratis | Readium LCP o DRM Adobe?
Vídeo: MLOL | Scaricare libri gratis | Readium LCP o DRM Adobe?

Contente

Tudo o que você precisa saber sobre Gerenciamento de direitos digitais

Provavelmente, existem muitos arquivos no seu computador e dispositivos que você não pode controlar. De músicas a e-books e muito mais, esses arquivos são controlados pelo DRM. Abreviação de Gerenciamento de direitos digitais, DRM é uma tecnologia que permite às empresas que fornecem esses arquivos controlar como você os utiliza. Embora isso seja uma restrição, também possui alguns benefícios.

O que é DRM? Gerenciamento de direitos digitais explicado

DRM, ou Gerenciamento de direitos digitais, controla como você pode usar determinados arquivos. O DRM é geralmente aplicado à mídia - música, filmes, ebooks - e também ao software. Ele foi projetado para interromper a pirataria e garantir que as empresas que possuem os arquivos sejam pagas por eles.


É mais fácil entender o DRM pensando em música digital. Se uma música não tiver DRM, qualquer um poderia compartilhar a música gratuitamente, e a empresa de música não seria paga por ela. Com o DRM, apenas o usuário que comprou a música pode ouvi-la, o que impede que outros usuários ouçam, a menos que paguem também.

Nem todo arquivo digital usa o Digital Rights Management. Normalmente, apenas itens comprados em lojas de mídia online ou desenvolvedores de software possuem DRM. Os arquivos de áudio e vídeo digitais que você cria, como músicas extraídas de um CD, não possuem DRM.

Como funciona o DRM

Existem muitas tecnologias DRM diferentes, que funcionam de maneiras ligeiramente diferentes. A idéia básica do DRM, no entanto, é que ele seja incorporado a um arquivo. Em seguida, quando um usuário tenta usar esse arquivo, o sistema DRM verifica se o usuário está autorizado.

Por exemplo, quando você compra uma música em uma loja de música digital, o DRM da loja conecta o arquivo baixado à sua conta. O DRM autoriza você a tocar a música nos dispositivos que você possui. Na próxima vez que alguém tentar reproduzir essa música, o software do music player verificará o DRM para ver qual conta de usuário pode reproduzir a música. Se a conta tiver permissão, a música será reproduzida. Caso contrário, uma mensagem de erro será exibida e a música não será reproduzida.


Existem ferramentas de software de terceiros para remover alguns DRM dos arquivos. Isso nem sempre funciona, e você não deve se envolver em pirataria, mas as ferramentas existem se você precisar delas.

Uma desvantagem óbvia do DRM é se o software que verifica quem pode ou não usar um arquivo para de funcionar. Nesse caso, você pode ter problemas com a mídia que possui e deve poder usar.

Uma maneira inteligente de usar o DRM para proteger arquivos e ainda permitir algum compartilhamento é o Compartilhamento Familiar da Apple. Isso permite que membros da mesma família compartilhem mídias compradas nas lojas da Apple.

Como a Apple usa DRM

Todas as músicas vendidas na iTunes Store originalmente tinham o DRM controlando-a. Isso porque as empresas de música só permitiam que a Apple vendesse suas músicas se tentasse impedir o compartilhamento não autorizado.

O Digital Rights Management da Apple permite que os usuários reproduzam músicas compradas no iTunes em até cinco computadores. A configuração de um computador para reproduzir essas músicas foi realizada em um processo chamado autorização.


Enquanto a Apple usava DRM há anos, a empresa removeu todos os DRM das músicas do iTunes em janeiro de 2008. Um tipo de DRM ainda controla como os seguintes tipos de mídia vendidos no iTunes são usados:

  • Audiobooks
  • Livros da Apple
  • Vídeo (filmes e TV)
  • Apps

Outros tipos comuns de DRM

A maneira mais comum de as pessoas encontrarem DRM é no streaming de música. O DRM garante que você só possa ouvir músicas enquanto sua assinatura de streaming de música é válida. Spotify, Apple Music e serviços similares usam essa abordagem. Esse DRM torna as músicas impossíveis de reproduzir se você cancelar sua assinatura, mesmo que tenha baixado para o seu dispositivo.

O DRM também é frequentemente usado com software. Quando você compra um software, ele pode ser licenciado apenas para você, para uso em um dispositivo. Se você tentar instalá-lo em um segundo, ele não funcionará, a menos que você compre uma segunda licença.

O fim do DRM?

O Gerenciamento de direitos digitais é suportado por empresas de mídia e alguns artistas, mas nunca foi popular entre os consumidores. Os defensores dos direitos do consumidor argumentaram que os usuários devem declarar os itens que compram, mesmo que sejam digitais e que o DRM impede isso.

Nos primeiros dias da internet e da mídia digital, a pirataria e serviços como o Napster impulsionaram o uso de DRM. Alguns usuários experientes em tecnologia ainda encontraram maneiras de derrotar muitos tipos de DRM e compartilhar livremente arquivos. Por fim, um conforto crescente com a mídia digital e a falha de alguns sistemas DRM levaram a um DRM menos invasivo e a um uso reduzido da tecnologia.

Interessante Hoje

Interessante

Os 5 melhores jogos do Homem-Aranha de todos os tempos
Tehnologies

Os 5 melhores jogos do Homem-Aranha de todos os tempos

Noo editore pequiam, tetam e recomendam independentemente o melhore produto; você pode aber mai obre noo proceo de revião aqui. Podemo receber comiõe pela compra feita no link ecolhido...
Como encontrar mensagens relacionadas com o Outlook
Programas

Como encontrar mensagens relacionadas com o Outlook

Ocaionalmente, uma troca de email fica fora de controle. Você pode demorar algun dia para reponder, alguém pode reponder tarde e outra peoa pode e referir a um e-mail anterior que você...